Incubadora tecnológica da Esalq, que está no perímetro do Parque Tecnológico, firmou parceria com a Vivo Empresas
Em uma área de 100 mil m² (10 ha), na Fazenda Areão, onde fica a sede da Esalqtec – Incubadora Tecnológica da Esalq/USP, a Vivo Empresas viabilizou por meio de uma rede 4G aliada a uma solução de estação meteorológica da Ativa Soluções a conectividade de 100% do sistema de irrigação da fazenda, por meio de uma parceria com a instituição de ensino.
A área já contava com sistema de irrigação, com um pivô central para cultivo de milho, cana-de-açúcar e soja além de um instrumento utilizado na medição da evapotranspiração, chamado de lisímetro. No entanto, agora o equipamento foi atualizadi para entregar o potencial da Internet das Coisas (IoT), podendo fazer a coleta de dados essenciais como indicadores atmosféricos da região em tempo real.
O projeto é pioneiro no País por se tratar de um sistema de irrigação 100% conectado, com benefícios diretos na operação, como a redução de falhas decorrentes de erros humanos, o aumento de produtividade – já que o cultivo está sempre em condições ideais de água no solo –, a redução de custos e, ao otimizar o consumo de água e energia, a diminuição de impactos ambientais.
A solução oferecida pela startup Ativa é dedicada à coleta, armazenamento, processamento e transmissão de dados de todos os sensores conectados à estação, podendo medir chuva, velocidade e direção do vento, radiação solar, temperatura e umidade relativa do ar, umidade do solo, e pressão atmosférica. O nível de vazão de rios e lagos, além de qualidade do ar e da água também podem ser medidos por esse tipo de estação.
Fonte: site Esalqtec