A Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e o Arranjo Produtivo Local do Álcool de Piracicaba (APLA) estabeleceram, no último dia 19 de novembro, uma parceria estratégica por meio de um Acordo de Cooperação Técnica. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de projetos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, além de promover eventos e ações conjuntas de inovação e empreendedorismo no agronegócio.
Pelo acordo de cooperação, Fealq e APLA se comprometem em apoiar iniciativas empreendedoras de membros da comunidade do Campus USP “Luiz de Queiroz” ou de outros ambientes de pesquisa e inovação, impulsionando o desenvolvimento científico e tecnológico, congregando a universidade, setores privado e público, atraindo empresas e entidades que realizem atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I), voltadas prioritariamente ao agronegócio.
A primeira reunião de alinhamento da parceria ocorreu no dia 10 de dezembro, no próprio Parque Tecnológico. Participaram do encontro Henrique Berbert de Amorim Neto, diretor-presidente do APLA; Kleyton Rohden, gerente executivo do Parque Tecnológico Piracicaba; José Baldin Pinheiro, diretor da Fealq; e Paula Arigoni, gerente de Projetos e Relacionamento da Fealq.
“O APLA, responsável pela gestão do Parque Tecnológico Piracicaba ‘Engenheiro Agrônomo Emílio Bruno Germek’, oferecerá suporte de infraestrutura às ações no espaço e a Fealq apoiará na gestão de projetos, tanto para o APLA e seus associados, quanto para empresas instaladas no Parque Tecnológico”, pontua o diretor-presidente do APLA.
A parceria também prevê a realização de capacitação e intercâmbio de pesquisa e de ensino; colaboração em programas de desenvolvimento científico, econômico-social e cultural, bem como eventos em conjunto; promoção e/ou administração de recursos de cursos de extensão universitária, simpósios, seminários, conferências e estudos que visem a melhoria do conhecimento agronômico e socioeconômico ligadas ao setor do agronegócio e florestal; promoção e divulgação de conhecimentos agronômicos e correlatos, por meio de publicações técnicas, periódicos, dentre outras formas; realização de pesquisas que atendam às necessidades dos setores público e privado; promoção do intercâmbio científico com entidades nacionais e internacionais que atuem no setor, inclusive com a integração entre centros de pesquisa, universidades, setor empresarial, instituições governamentais e não-governamentais; além de colaboração com terceiros, inclusive com entidades estrangeiras, de objetivos análogos, em estudos e pesquisas.
Entre os temas discutidos, esteve em pauta a parceria entre a Fealq e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), na área da Fazenda Areão, que inclui a gestão da EsalqTec, incubadora de base tecnológica da instituição.
“A cooperação reforça o papel estratégico do Parque Tecnológico Piracicaba como polo de inovação no agronegócio e evidencia o compromisso da Fealq e do APLA em promover o avanço tecnológico no setor”, completa o diretor da Fealq, José Baldin Pinheiro.