Parque Tecnológico

IPT auxilia Fumep na implantação de incubadora de empresas

Equipamento terá como objetivo impulsionar a inovação por meio da execução de projetos e pesquisas técnicas nas áreas de indústria, energia, agricultura e tecnologia

Representantes do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) estiveram na Fundação Municipal de Ensino (Fumep) hoje, 17/05, para selecionar local para instalação de equipamento próprio que irá auxiliar na estruturação e desenvolvimento da Incubadora de Engenharia e Tecnologia. A ação faz parte do termo de cooperação entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) e Fumep, com o IPT.

O IPT, que é vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, também estuda a instalação de um posto avançado do instituto em Piracicaba para o desenvolvimento de ações conjuntas que ampliem a oferta de serviços e programas de apoio à inovação e tecnologia na Região Metropolitana de Piracicaba (RMP).

A Incubadora de Engenharia e Tecnologia, prevista para ser inaugurada nas dependências da Fumep ainda neste ano, terá como objetivo impulsionar a inovação no ecossistema piracicabano por meio da execução de projetos e pesquisas técnicas nas áreas de indústria, energia, agricultura e tecnologia. Pedro Chamochumbi, gestor do Hub Piracicaba, disse que a incubadora vai expandir a oferta de espaços no Parque Tecnológico de Piracicaba para o desenvolvimento de empresas de base científica e tecnológica ligadas à engenharia.

O diretor executivo da Fumep, Renato Albuquerque, avalia que como instituição de ensino técnico, superior e profissional, a parceria entre a Fundação e o IPT trará importantes suportes, agregando expertise e conhecimento para os projetos cada vez mais focados no atendimento das demandas de segmentos de mercados estratégicos para Piracicaba.

“A parceria estimulará a criação de soluções inovadoras e o surgimento de startups e empreendimentos de base tecnológica na área de engenharia e tecnologia”, ressaltou.

A visita dos representantes do IPT contou com a participação de Adriano Marim, diretor de operações, João Carlos Cordeiro, diretor da unidade de Energia; José Gabriel Vicente, pesquisador da área de Energia, e Caio Perecin, assessor da diretoria de operações.

‹ voltar