No último sábado (15), o evento MBX (MBA Experience) reuniu mais de 600 pessoas, entre profissionais de diferentes áreas do mercado de trabalho e alunos dos cursos do MBA USP/Esalq para uma jornada de discussões sobre temas atuais relacionados à carreira, criatividade e autonomia na vida profissional. O evento foi realizado na nova sede do Pecege, no Parque Tecnológico, e contou com palestras, workshops e atividades interativas para proporcionar aos participantes a oportunidade de se conectarem pessoalmente e compartilharem conhecimentos.
O MBX foi projetado para potencializar o aprendizado além da sala de aula. “O grande papel do MBX é juntar as pessoas aqui para discutir, se conhecer e fazer networking”, disse Pedro Valentim Marques, fundador do Pecege, instituição que operacionaliza os cursos do MBA USP/Esalq. “Nós acreditamos no poder da educação para transformar a sociedade e o país. Nós nos especializamos nisso, em transformar conhecimento em atividade, em realização”, acrescentou.
Conectar os alunos, professores e orientadores
Para incentivar o networking, o MBX organizou espaços específicos chamados de “Conecte MBX”. No local, os participantes puderam se relacionar com colegas de turma, ex-alunos, professores e profissionais de destaque da comunidade para compartilhar experiências, criar parcerias estratégicas e expandir suas redes profissionais.
“Eu gostei muito do evento, porque ele foi prático, dinâmico e o que eu mais gostei foi ter conhecido presencialmente os professores e colegas do meu curso e até de outros MBAs. Foi importante para abrir a cabeça, conhecer o pessoal e olhar o curso com outros olhos”, relatou a aluna Julia Garitta, do MBA em Gestão de Negócios.
Os professores, especialistas em suas áreas, compartilharam tendências atuais do mercado, melhores práticas e desafios enfrentados por profissionais de negócios, além de confraternizarem com alunos. “Essa oportunidade nos permitiu conversar com colegas e trocar informações técnicas, além de ampliar as oportunidades de trabalho”, pontuou o professor Marino Petrillo, do MBA em Gestão de Vendas.
O MBX reuniu participantes de diversos lugares do Brasil, como Sandro Chagas, aluno de Gestão Escolar e paraense. “É uma realização imensa ultrapassar fronteiras do Estado para se especializar […] apesar de vir de tão longe, se tornou um prazer imenso conhecer essa grande turma”, destacou.
Filosofia e criatividade e influência na vida profissional
Durante o evento, foram realizadas diversas palestras e atividades interativas ministradas por especialistas. A palestra ministrada pela voluntária da Nova Acrópole, Lúcia Helena Galvão, explorou conceitos filosóficos e refletiu sobre sua aplicação prática no mundo profissional. A palestrante comentou a necessidade de pensar e não “ser pensado”, ou seja, ordenar pensamentos de acordo com valores universais e não se deixar levar para onde vai a “massa” de pessoas.
A intenção de estimular a autonomia continuou na palestra “Espírito troublemaker”, conduzida pelo empreendedor André Foresti, na qual os participantes participaram de uma discussão sobre a importância de ser um agente de mudança e promover inovação no ambiente de trabalho. “Ir na contramão e inovar hoje em dia, com informações que se renovam com rapidez, é desacelerar”, destacou Foresti.
O espírito troublemaker, de acordo com o palestrante, é a necessidade de “ir contra a maioria”, exercer a criatividade no dia a dia e se colocar em situações de risco para experimentar a inovação. “Toda inovação tem um pouco de confronto”, apontou.
O MBX ainda estimulou a reflexão sobre a função das redes sociais neste ambiente de constante inovação e rapidez, com a palestra sobre o papel da influência digital, apresentada pela publicitária Liliane Ferrari. A palestrante destacou que “o brasileiro ama o digital” e, portanto, o país tem muito espaço para a comunicação de influenciadores digitais. “A internet desempenha o papel de dar acesso, isso estimula o uso e papel dos ‘influencers’”, comentou.
Propósito de vida e trabalho em equipe
Já o workshop ministrado pelos professores do MBA USP/Esalq Carol Shinoda e Gino Terentim incentivou a reflexão sobre talentos e paixões, de forma a ajudar os participantes a alinharem suas escolhas de carreira com seu propósito de vida. “Propósito é a intenção de colocar as suas melhores capacidades a serviço de algo significativo a você”, explicou Carol.
Na atividade “A Ponte”, promovida pela Eagle’s Flight, cerca de 400 pessoas se uniram para construir uma ponte de aproximadamente 40 metros de comprimento, formada por pequenas peças, em um tempo máximo de 80 minutos. “Essa atividade foi especialmente projetada para destacar a importância do trabalho em equipe, da comunicação eficaz e da colaboração para alcançar objetivos comuns”, contou a fundadora e vice-presidente da Eagle’s Flight, Sol Majoros.
Tour e Happy Hour
Durante o MBX, os participantes ainda tiveram a oportunidade de explorar Piracicaba em visitas guiadas aos pontos turísticos locais e conhecer a cultura e história da cidade.
Além disso, o evento também levou os participantes para visitar o campus da Esalq (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”), reconhecido como um dos principais centros de excelência em educação agrícola e pesquisa no Brasil.
Para promover momentos de descontração e networking, o MBX também contou com um animado Happy Hour em parceria com a cervejaria Dahma e com as apresentações musicais das bandas Johnny Pestanas e Sambigode.
MBA USP/Esalq
O MBA USP/Esalq é um programa de pós-graduação que tem como objetivo capacitar profissionais para assumirem posições de liderança e tomada de decisão no mercado de trabalho. Com uma abordagem multidisciplinar, o programa oferece uma formação sólida e atualizada, fundamentada na interação entre teoria e prática
.