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Nosso Futuro com Hidrogênio: montadoras apresentam carros movidos com o combustível durante Seminário

Publicado em  / Atualizado em 25/06/2024


Hyundai apresentou o Nexo, que ainda não foi lançado, e a Toyota trouxe o Mirai, primeiro veículo movido a hidrogênio do mundo; Seminário Internacional Nosso Futuro com Hidrogênio segue até amanhã, 09/04, no Engenho Central

O primeiro dia do Seminário Internacional Nosso Futuro com Hidrogênio foi marcado por seis painéis de discussão sobre o combustível considerado do futuro por ser uma fonte de energia renovável, inesgotável e não poluente. Além dos painéis, que reuniram autoridades e líderes nacionais e internacionais do segmento, o público também pode conhecer veículos movidos a hidrogênio. A Hyundai aproveitou o seminário para apresentar ao Brasil o seu veículo movido com o combustível, o SUV Nexo, e a Toyota expôs o Mirai.

O evento, que começou hoje, 08/04, segue até amanhã, 09/04, no Teatro Erotides de Campos, no Parque do Engenho Central. É gratuito e aberto ao público, que deve fazer a inscrição no endereço: https://seminariodehidrogenio.com.br/ .


O SUV Nexo, da fabricante coreana Hyundai, tem potência combinada de 183 cavalos entre a propulsão de célula de combustível e o motor elétrico, e oferece uma autonomia de mais de 600 quilômetros. A Hyundai escolheu o seminário para apresentar o SUV ao público brasileiro, representando o compromisso da marca em promover o uso de 100% de energia renovável em suas fábricas, globalmente, até 2045, estendendo o desafio às subsidiárias até 2050.


No espaço também foram apresentados dois veículos da fabricante japonesa Toyota. O Mirai é o primeiro veículo a hidrogênio do mundo, comercializado em larga escala pela Toyota. Suas baterias são carregadas a partir da reação química entre hidrogênio e oxigênio na célula combustível (Fuel Cell Eletric Vehicle). O sedan Corolla Altis Hybrid, lançado pela Toyota em 2019, é o primeiro veículo híbrido flex fabricado no Brasil, que possui um motor a combustão que pode ser abastecido com biocombustível (etanol) ou gasolina. A eficiência energética do veículo reduz o consumo de combustível e as emissões de CO2, tornando-o uma opção mais sustentável.


O Corolla e o Mirai, da Toyota; o Mirai é o primeiro veículo do mundo movido a hidrogênio
A cerimônia de abertura do evento teve a participação do prefeito Luciano Almeida, do presidente da Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool), Henrique Amorim; da secretária de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende; do presidente substituto da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), representando o Ministério de Minas e Energia, Reynaldo da Cruz Garcia, e da cônsul-geral da Alemanha, Martina Hackel.

“Esse é um dos dias em que tenho mais orgulho desde que estou aqui, no governo, porque hoje estamos plantando uma semente que vai render muitos frutos. Estamos buscando um caminho para lidar com este desafio, que é a descarbonização, e vamos sempre lembrar do primeiro seminário em Piracicaba, onde tudo começou. Não é falar do hidrogênio no futuro, é trazê-lo para o presente. Todos nós que aqui estamos temos a capacidade de juntos trabalharmos para que essa tecnologia se torne realidade agora”, disse.


PAINÉIS DE DISCUSSÃO – A palestra do CEO da Thyssenkrupp na América do Sul e presidente da Câmara do Comércio Brasil-Alemanha, Paulo Alvarenga, abriu a programação do seminário com a palestra O Futuro com Hidrogênio: Uma Abordagem Holística Sobre o Crescente Papel do Hidrogênio para um Futuro Sustentável. Ele destacou o potencial do Brasil, um dos países com o menor custo de produção para o hidrogênio verde, e os desafios para atender uma demanda que deve crescer em sete vezes até 2050.


A manhã foi encerrada com o painel Biorrefinarias 2030: Planejamento e Políticas Públicas, que teve a participação de Herbert Danner, da Universidade Fur Bodenkultur Wien e da empresa Technopol Tulln, da Áustria, Leonardo Teixeira, coordenador de Inteligência de Negócios do Senai, e Plínio Nastari, presidente do Datagro Group. Com moderação de Hans Schaeffer, eles discutiram o potencial do hidrogênio na substituição dos combustíveis fósseis em diversos setores, como a indústria e a de veículos pesados, e a urgência em se preparar para atender esta demanda.


O painel Cana de Açúcar, a Raiz de Nossa Biotecnologia abriu a programação da tarde. Com moderação de Henrique Amorim, como CEO da Fermentec, foram discutidos o potencial e a novas gerações de subprodutos a partir da cana-de-açúcar, com participação de Mateus Lopes, diretor de transição energética da Raízen; Rafael Henrique Melo Cunha, diretor do Senai Sertãozinho (SP), e Lucindo Rodrigues, diretor da Única (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia).


Em seguida, o painel Rotas do Hidrogênio discutiu os caminhos e ciclos do H2 para uso em operações, comparativos de investimentos, e o desenvolvimento regional e de meio ambiente necessário para isso. Participaram Aulus Roberto Romão Bineli, sócio-fundador da Vesta Green Tech; Victor Baiochi Riboldi, gerente do Projeto Hidrogênio Verde da CPFL; Sérgio Delocco, diretor comercial da Man Energy; Luiz Augusto Horta Nogueira, professor da Unifei; e moderação de Helton José Alves, diretor de C&T da ABH2 da UFPR.


Em P&D No Ecossistema Acadêmico foram discutidas as rotas tecnológicas e pesquisas para fomento e aplicação do hidrogênio nas indústrias e outros setores. O painel teve a participação de Cláudio Augusto Oller, professor da USP; Glaucia Mendes de Souza, coordenadora de bioenergia da Fapesp; Henara Lillian Costa Murray, coordenadora nacional de tribologia do CNPQ; Rubens Maciel Filho, professor da Unicamp, com moderação de João Carlos Sávio Cordeiro, diretor de energia do Instituto de Pesquisa Tecnológica.


O painel Combustíveis do Futuro fechou o primeiro dia do seminário, discutindo as diversas formas em que o hidrogênio pode ser utilizado, como as células de H2 e combustíveis sintéticos. Participaram Naiara Telis, pesquisadora do Karlsruhe Instituto de Tecnologia da Alemanha; Raniere Rodrigues, pesquisador do Instituto Senai; Vittor Alves, pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas; e com moderação de Besaliel Botelho, membro do Conselho Consultivo da Bosch.

SERVIÇO – O Seminário Internacional Nosso Futuro com Hidrogênio segue até amanhã, no Teatro Erotides de Campos, no Parque do Engenho Central em Piracicaba, localizado na avenida Doutor Maurice Allain, 454, bairro Nova Piracicaba. O evento é gratuito, aberto ao público, e as inscrições devem ser feitas pelo site https://seminariodehidrogenio.com.br. A programação completa dos painéis também pode ser acessada no link.


Os interessados também podem acompanhar a transmissão dos painéis ao vivo, pelo Youtube, pelo canal oficial da Prefeitura de Piracicaba: https://youtube.com/@PrefeituradePiracicabaSP , além de poder seguir toda a cobertura pelas redes sociais no Instagram @prefeituradepiracicaba e Facebook: https://www.facebook.com/prefeituradepiracicaba .

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