Pesquisar no portal

Encontre o que você precisa.

Buscando...

Não há resultado.

Últimas notícias

Fique por dentro das últimas atualizações e novidades da nossa cidade. Confira as principais notícias abaixo.

O que é hidrogênio verde e como pode ser fonte de energia renovável?

Publicado em  / Atualizado em 28/03/2024

Nos dias 8 e 9 de abril, no Engenho Central de Piracicaba, acontece o Seminário Internacional Nosso Futuro com Hidrogênio

Nos dias 8 e 9 de abril, no Engenho Central de Piracicaba, acontece o Seminário Internacional Nosso Futuro com Hidrogênio. O objetivo é colocar em discussão diversos temas relacionados à produção, uso e comercialização do hidrogênio.

Mas o que é o tal hidrogênio verde e por que é considerado uma fonte de energia renovável e sustentável? “Hidrogênio é um elemento químico. É chamado hidrogênio verde aquele produzido com eletricidade oriunda de fontes de energia limpas e renováveis, como as de matriz hidrelétrica, eólica, solar e provenientes de biomassa, biogás, ou seja, obtido sem emissão de CO2”, explica Henrique Amorim Neto, presidente do Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool), realizador do evento junto com a Prefeitura.

Entre alguns dos temas que serão discutidos no seminário, está o uso da cana-de-açúcar com a nova geração de etanol como matéria-prima renovável para o hidrogênio e políticas públicas industriais para a transição energética no Brasil. Há 50 anos fomos os precursores dessa tecnologia que é o etanol, e nada mais óbvio do que a gente também ser o precursor do hidrogênio”, disse o prefeito Luciano Almeida.

Amorim Neto explica porque o hidrogênio é considerado energia do futuro. “Pois ele é de fundamental importância para a transição energética e o crescente comprometimento internacional com a agenda da mudança climática. O Acordo de Paris e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU traçaram metas para a descarbonização do planeta. O hidrogênio verde pode substituir o petróleo e o gás natural e se tornar o principal recurso energético até 2050”.

O hidrogênio verde pode ser utilizado como combustível para navios, aviação e veículos, bem como, para fabricação do aço verde. Sua sua obtenção é feita a partir da quebra das moléculas de água ou etanol. “Uma corrente elétrica é usada para quebrar as ligações químicas existentes entre o hidrogênio e o oxigênio. Esse é considerado um método verde, desde que a eletricidade utilizada seja obtida a partir de fontes de energia limpas e renováveis”, explica o presidente do Apla.

E qual o potencial de Piracicaba na produção futura de hidrogênio? “O Brasil pode ser um dos protagonistas mundiais com crescimento de demanda global por hidrogênio verde, podendo atender à demanda do mercado internacional. O Brasil é rico em recursos renováveis e tem uma matriz elétrica já baseada em fontes limpas. Segundo ponto importante é que o Brasil tem um custo de geração renovável mais baixo se comparado a outros mercados e terceiro é que há um amplo potencial para crescer em renováveis. Piracicaba já possui em seu DNA tecnologia e que torna o Vale do Piracicaba um dos principais polos de inovação do agronegócio brasileiro. A região une universidades, lavouras e grandes empresas, parques tecnológicos e hubs de inovação”, cita Amorim Neto.

 

Fonte: Jp Jornal | Nani Camargo

Outras notícias

Explore mais atualizações e fique por dentro das últimas novidades

Sebrae-SP realiza segundo encontro do Speed Agro para startups em Piracicaba
Sebrae-SP realiza segundo encontro do Speed Agro para startups em Piracicaba
Ler notícia
09/02/2025
Investimentos da venture builder WBGI em agtechs têm valorização de 387% em cinco anos
Investimentos da venture builder WBGI em agtechs têm valorização de 387% em cinco anos
Ler notícia
14/01/2025
Fealq e APLA firmam parceria para ações conjuntas de projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação no agronegócio
Fealq e APLA firmam parceria para ações conjuntas de projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação no agronegócio
Ler notícia
13/12/2024
Mahta entra no Parque Tecnológico Piracicaba para impulsionar inovação em nutrição regenerativa
Mahta entra no Parque Tecnológico Piracicaba para impulsionar inovação em nutrição regenerativa
Ler notícia
13/12/2024