O Pecege, instituição dedicada à educação, tecnologia e inovação, inaugura sua nova sede no Parque Tecnológico de Piracicaba nesta quinta-feira (11). O Instituto também comemora seu 20° aniversário no sábado (13), com a ampliação do ambiente voltado ao desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Crédito Christiano Diehl Neto
Ao longo de duas décadas, o Pecege desenvolveu seus próprios cursos e programas, além de colaborar com diversos parceiros, como – por exemplo – a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) para operacionalização dos MBAs USP/Esalq. Apenas com os cursos de nível superior, a Instituição alcançou a marca de 41 mil profissionais qualificados no ano passado.
As aulas atendem brasileiros em todos os estados e, também, alunos internacionais. Em 2022, o Pecege levou conhecimento para alunos de pós-graduação de 81 países, por meio de mais de cinco mil horas de aulas legendadas em tempo real pela Skylar, serviço de inteligência artificial desenvolvido pelo Instituto. No ano passado, a precisão das traduções para o português atingiu 98%.
Para operacionalização dos programas, o Pecege possui estúdios próprios em Piracicaba e São
Paulo, de onde as aulas são transmitidas ao vivo aos alunos. A Instituição foi uma das primeiras a oferecer nacionalmente cursos à distância, com transmissões via satélite. Hoje, por meio de plataforma online, se posiciona como referência na produção, transmissão e gravação de aulas no formato EaD (Educação a Distância).
Novo espaço
Com o objetivo de expandir o alcance de seus próprios programas educacionais e de parceiros, bem como fortalecer sua capacidade de desenvolver e promover novas ferramentas e conteúdos focados nas mudanças das carreiras e do mercado, o Pecege transfere, em 2023, sua sede para um ambiente dedicado à inovação: o Parque Tecnológico de Piracicaba.
A nova estrutura conta com cinco pavimentos que abrigam estúdios de audiovisual, salas de aula da Faculdade Pecege que dispõem de tecnologia de transmissão e gravação, biblioteca, área de eventos e um auditório com capacidade para aproximadamente 600 pessoas – sendo atualmente o maior da região
Em uma área de 13 mil metros quadrados, o Pecege se integra ao ecossistema de inovação de
Piracicaba. Nessa região, ao lado de empresas do setor agro e tecnologia, bem como instituições de ensino, o instituto faz parte do chamado Vale do Silício Caipira
Pecege
O Pecege nasceu como um grupo de extensão dentro da Universidade de São Paulo (USP), há quase 40 anos, com o objetivo de estruturar e organizar cursos para o setor do Agronegócio.
Ao longo do tempo, ele se transformou em um instituto comprometido em disseminar conhecimento e promover soluções inovadoras para diversos setores.
O Instituto conta com mais de 550 profissionais multidisciplinares nas áreas de educação, comunicação, tecnologia, negócios, economia e gestão. Além disso, recebe o apoio e a consultoria de mais de 1.700 profissionais, que orientam desde o planejamento até o lançamento de novas ações e cursos. Esses especialistas também ministram aulas nos cursos oferecidos pelo instituto e contribuem na orientação de trabalhos de pós-graduação de instituições parceiras.
Para buscar excelência no contato direto entre a Instituição e os estudantes, desenvolvemos um sistema de gestão de aprendizagem (LMS), lançado também em plataformas de aplicativos para smartphones, além de aplicativos capazes de gerar experiências em eventos presenciais, online ou híbridos.
Essas ferramentas auxiliam na transmissão de conhecimentos em programas próprios como os cursos livres da plataforma Solution, soluções educacionais in company da Educação
Corporativa, programa de transformação estratégica para gestores do Agro do AgroCEO, entre outros. Além disso, são essenciais na operacionalização de programas realizados com instituições parceiras, como o MBA USP/Esalq, MBA USP/FMVZ, POLI USP PRO e outros.
(Assessoria de Imprensa – Pecege)