Possibilidade será discutida na segunda-feira, 27/02, quando representantes do IPT visitarão a Fumep e o Hub Piracicaba
A Fundação Municipal de Ensino (Fumep) e o Hub Piracicaba, localizado no Parque Tecnológico Piracicaba (PTP), recebem na próxima segunda-feira, 27/02, a visita de representantes do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). O objetivo do encontro é apresentar aos visitantes o ecossistema de inovação do município, com destaque para infraestrutura de laboratórios de Engenharia e Tecnologia da Fumep, para verificar se Piracicaba tem condições de se tornar um posto avançado do IPT na Região Metropolitana de Piracicaba (RMP).
No posto avançado do IPT as empresas locais ganhariam mais agilidade na realização de testes, validações, certificações e produção de equipamentos e tecnologias, sem a necessidade de recorrer à chancela da unidade do IPT localizada em São Paulo.
Pedro Chamochumbi, agente de inovação do Hub Piracicaba, explica que as primeiras tratativas começaram em novembro do ano passado, quando uma delegação piracicabana foi até São Paulo conhecer a sede do IPT. “Estamos evoluindo no fortalecimento e estruturação de nossa política municipal de inovação como vetor de desenvolvimento econômico para Piracicaba e sua Região Metropolitana. Temos um ecossistema de inovação, reconhecido globalmente, rico e diversificado, que não para de atrair e criar novas empresas e profissionais de perfil inovativo”, destacou Chamochumbi.
Renato Ferreira, Diretor Executivo da Fumep, disse que a fundação está sempre aberta a novas parcerias e que a possibilidade de Piracicaba se tornar um posto do IPT representaria um ponto importante de apoio à pesquisa de inovação. “As empresas que precisam certificar os seus produtos no IPT, principalmente aquelas ligadas à energia, tecnologia e segurança, ganhariam bastante agilidade neste processo com essa mudança”, frisou Renato.
O IPT é vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. Um dos maiores institutos de pesquisas do Brasil, conta com laboratórios capacitados e equipe de pesquisadores e técnicos atuando basicamente em quatro grandes áreas – inovação, pesquisa e desenvolvimento; serviços tecnológicos; desenvolvimento e apoio metrológico e informação e educação em tecnologia. Atento às necessidades dos setores público e privado, provê soluções e serviços tecnológicos que visam aumentar a competitividade das empresas e promover a qualidade de vida.