Parque Tecnológico

Piracicaba terá posto do IPT; contrato entre Fumep e Instituto já foi assinado

Negociação foi intermediada pelo prefeito Luciano Almeida

A Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep), mantida pela Prefeitura de Piracicaba, e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado ao Governo do Estado, assinaram um contrato de parceria que prevê uma aliança estratégica na geração de produtos, processos e serviços inovadores, além da transferência e da difusão de tecnologia. Com a parceria, Piracicaba se torna um posto avançado do IPT, condição antes ocupada apenas pelas cidades de São José dos Campos, Franca e Manaus. A iniciativa deve alçar a Região Metropolitana de Piracicaba (RMP) a um novo patamar na área de tecnologia e pesquisa no Brasil.

A negociação se desenvolveu nos últimos dois anos, intermediada pelo prefeito Luciano Almeida, e se consolidou nesta semana com a assinatura do contrato.

Durante o período de negociação, representantes do IPT fizeram várias visitas a Piracicaba e aprovaram o ecossistema de inovação do município, que é reconhecido internacionalmente pela sua riqueza e diversidade. Somente o campus da Fumep dispõe de uma infraestrutura de 42 laboratórios.

Durante o anúncio da assinatura do contrato, ocorrido hoje, sexta-feira, 05/04, no campus da Fumep, o prefeito Luciano Almeida disse que esse é um grande passo para abrir as fronteiras da Fundação de Ensino para a inovação, não só na formação dos alunos, mas também por meio parcerias com a iniciativa privada na prestação de serviços tecnológicos.

“Cabe às instituições de ensino não apenas instruir, mas também buscar soluções para as demandas apresentadas pelas empresas e indústrias. Isso possibilitará que a nova Fumep volte a crescer com a geração de fontes alternativas de renda”, frisou o prefeito.

O diretor executivo da Fumep, Renato de Albuquerque Ferreira, disse que essa novidade vai aumentar a competitividade e a interação das empresas da RMP que a partir de agora terão um respaldo maior na realização de testes, validações, certificações e produção de novos equipamentos e tecnologias, seja no desenvolvimento do Agro ou em outros segmentos.

“A chegada de uma instituição de renome como o IPT também será fundamental para a atualização de todos os profissionais envolvidos nas quatro unidades educacionais que compõem a Fumep, além do Colégio Cotip, CEPP que oferece cursos profissionalizantes e Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP)”, completou.

O pesquisador sênior do IPT, Gabriel Vicente, já está atendendo no campus da Fumep, e revelou que o objetivo agora é estimular os projetos de pesquisa e desenvolvimento de base científico-tecnológica, além de ampliar ações de suporte aos serviços de gestão e empreendedorismo. Segundo ele, ainda estão previstas dentro da parceria a elaboração de cursos de curta duração, nacional e internacional, de pós-graduação e extensão universitária, voltados sempre ao segmento da inovação.

“Também queremos oferecer mecanismos para estimular e ampliar a criação de startups que tenham potencial de crescimento e de alto impacto no mercado e na sociedade”, pontuou Gabriel.

IPT – O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) é vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. Um dos maiores institutos de pesquisas do Brasil, conta com laboratórios capacitados e equipe de pesquisadores e técnicos atuando basicamente em quatro grandes áreas – inovação, pesquisa e desenvolvimento; serviços tecnológicos; desenvolvimento e apoio metrológico e informação e educação em tecnologia. Atento às necessidades dos setores público e privado, provê soluções e serviços tecnológicos que visam aumentar a competitividade das empresas e promover a qualidade de vida.

‹ voltar