O prefeito Luciano Almeida esteve, na manhã de hoje, 30/05, na sede do Pecege (Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas), inaugurada no dia 11/05, no Parque Tecnológico de Piracicaba. Acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), José Luiz Guidotti Júnior, e pela assessora de Trabalho e Renda da Pasta, Dete Furlan, ele conheceu a nova estrutura tecnológica da instituição que atua no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, com destaque para o ensino à distância (EAD). Eles foram recepcionados pelos professores Daniel Sonoda, Ricardo Shirota, Pedro Marques e José Eurico Cyrino.
Criado há 20 anos, o Pecege desenvolveu seus próprios cursos e programas, além de colaborar com parceiros, como a Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) para operacionalização dos MBAs USP/Esalq. Apenas com os cursos de nível superior, a instituição alcançou a marca de 41 mil profissionais qualificados no ano passado. Para operacionalização dos programas, o Pecege possui estúdios próprios em Piracicaba e São Paulo, onde as aulas são transmitidas ao vivo aos alunos. A nova estrutura, construída em área de 13 mil metros quadrados, conta com cinco pavimentos que abrigam estúdios de audiovisual, salas de aula com tecnologia de transmissão e gravação, biblioteca, área de eventos e um auditório com capacidade para aproximadamente 600 pessoas.
O prefeito Luciano Almeida elogiou a estrutura do Pecege lembrando que ela atende as principais demandas da educação no futuro, oferecendo treinamento de alto nível, seja presencial ou por meio do EAD. Ele comentou do seu interesse em integrar a Prefeitura ao sistema do Pecege para a promoção de cursos de treinamento e qualificação profissional para os servidores, numa iniciativa que pode, inclusive, envolver a estrutura da Educativa FM, que é municipal, ou mesmo do canal aberto de televisão sob concessão do Executivo.
“O Pecege fortalece o ecossistema de inovação do município porque está formando pessoas que vão ser a mão de obra qualificada para nossas empresas de tecnologia, numa velocidade e proporção nunca vistas antes”, destacou Luciano Almeida.
O secretário Guidotti Jr. disse que a inauguração do Pecege está alinhada com o trabalho realizado pelo Sistema Piracicabano de Ambientes de Inovação e Tecnologia (SISPAIT), que ordena e define a atuação dos ambientes deste setor, envolvendo tanto o poder público como a iniciativa privada.
“Uma instituição deste gabarito, com mais de 40 mil alunos e 500 funcionários, com certeza, vai agregar maior valor ao nosso Parque Tecnológico. As ações de integração do Pecege com todos os agentes envolvidos neste segmento representará um marco na nossa história. Uma parceria onde todos sairão ganhando”, pontuou Guidotti.