Objetivo é atualizar o mapa local de inovação; o cadastramento é online, gratuito e deve ser realizado até 30/09
Para medir a evolução do movimento local de inovação, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), com apoio do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Piracicaba (CMCTI) elaborou um questionário online, visando o cadastramento das organizações que compõem o ecossistema de inovação da cidade, que deve ser preenchido até 30/09.
O questionário tem como público-alvo startups, incubadoras, coworkings, aceleradoras, investidores, agências de fomento, hubs de inovação, escolas técnicas, faculdades e universidades, indústrias, multinacionais, grupos de pesquisa e extensão, 3º setor (ONG, OSCIP e cooperativas), consultorias, desenvolvedores, empresas (comércio e serviços) e comunidades dedicadas à inovação e empreendedorismo.
O cadastro é aberto e gratuito. As informações coletadas serão divulgadas em números absolutos, sendo confidenciais os dados individuais de cada organização. Para participar do mapeamento os interessados devem acessar o https://www.hubpiracicaba.com/
Segundo o secretário da Pasta, José Luiz Guidotti Júnior, esse será o segundo ano que a Prefeitura e entidades parceiras promovem a ação integrada, que tem como objetivo mapear as iniciativas de inovação e empreendedorismo, suas comunidades e organizações, na perspectiva de gerar dados e indicadores que sejam capazes de mensurar o crescimento deste movimento em diferentes setores da economia local.
“Com base nos resultados obtidos em 2021, definimos ações prioritárias de nossa política municipal de inovação como a criação do Hub Piracicaba, a atualização do Sistema Piracicabano de Ambientes de Inovação e Tecnologia (SISPAIT) e a proposta de expansão do perímetro do Parque Tecnológico de Piracicaba”, reforçou Guidotti.
Pedro Chamochumbi, agente de inovação da Semdettur, gestor do Hub Piracicaba e presidente do CMCTI, disse que a proposta é comparar os dados para orientar a criação e implantação de políticas públicas, acadêmicas e empresariais, que permitam a consolidação de um ambiente cada vez mais maduro e favorável à inovação de base científico-tecnológica e ao empreendedorismo de impacto em diferentes segmentos.
“Estimulamos assim iniciativas em rede, voltadas à promoção de novos modelos de desenvolvimento econômico que impulsionem nossas vocações e resultem na geração de emprego e renda em nosso município,” ressaltou Chamochumbi.