A Ideelab, startup focada no desenvolvimento de inovações em controle de doenças e indução de resistência em plantas, completa um ano neste mês com projeção de crescimento acelerado em 2021-2022. “É grande a procura por novos microrganismos e moléculas para o controle de fitopatógenos no agro”, afirma Ronaldo Dalio, Diretor da empresa.
Com faturamento superior a R$ 1,2 milhão nos últimos 12 meses, a Ideelab tem previsão de dobrar o montante para o próximo ano. “Neste primeiro ano da empresa, fechamos diversas parcerias para o desenvolvimento de bioprodutos, muitos deles já estão em fase final de prototipagem e serão lançados em breve. Notamos demanda expressiva principalmente para o agronegócio da soja, cana-de açúcar e HF”, diz Dalio.
“Focamos na promoção do crescimento vegetal e indução de resistência a estresses abióticos e doenças infecciosas de forma sustentável e que caiba no bolso do produtor. Portanto, somos uma empresa preocupada com o oferecimento para a população de alimentos saudáveis de origem vegetal, contribuindo para o uso racional dos defensivos químicos e fertilizantes tradicionais, com consequente diminuição da poluição ambiental”, afirma o empresário.
O controle biológico para fungos e pragas na produção de alimentos representa 2% do mercado de defensivos no Brasil e dá sinais de que irá absorver uma porção cada vez maior, à medida que aumenta a pressão por uma cadeia de produção mais sustentável.
Nascida na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (USP/Esalq), com o apoio da Incubadora Esalqtec, a Ideelab é parte do ecossistema do Vale do Piracicaba (SP), apelidado de Vale do Silício do campo ou AgTech Valley. “Nossa origem e localização facilitam as interações com as demais startups ligadas ao agro”, diz Prof. Dr. Sérgio Pascholati, fundador e presidente do conselho da startup.
Entre clientes e parceiros da Ideelab estão Stoller, Ajinomoto, Stockton, Fertiglobal, Agrigento, entre outros, e a empresa já atrai atenção de investidores brasileiros e estrangeiros. “Estamos em negociação com uma empresa canadense neste momento”, revela Dalio.
A Ideelab é uma das apostas da WBGI, venture builder especializada em inovações para o agronegócio, sediada em Piracicaba (SP).
Mais informações com a assessoria de comunicação pelo e-mail julia@pecege.com